sexta-feira, 11 de abril de 2014

Chuvas mudam cenário no sertão e açude Jatobá II continua aumentando o seu nível


Por causa das chuvas que atingiram a Paraíba em março e na primeira semana de abril, alguns açudes estão recuperando sua capacidade hídrica. De acordo com dados da Aesa, pelo menos quatro reservatórios – Coremas, Jatobá, Farinha e Capoeira – ganharam volume durante este período. Na cidade de Princesa Isabel, o açude Jatobá II que estava com menos de 14% de sua capacidade, já recuperou bastante em seu nível, tendo se elevado.

A capacidade máxima do Jatobá II é de 6 milhões 487mil e 200 metros cúbicos e nesta sexta-feira, o analista ambiental do DNOCS, fez a medição do açude, que está com 22,8 % da sua capacidade, tendo seu volume atual em 1 milhão 482 mil e 150 metros cúbicos. Apesar disso, o órgão diz que a situação do Estado ainda é preocupante, com 29 reservatórios em situação crítica (menos de 20% do volume total) e apenas dois sangrando.

De acordo com o gerente de operações de mananciais da Aesa, Gerald Souza da Silva, após o fim do período chuvoso, previsto para maio, o órgão fará a simulação da capacidade de abastecimento dos reservatórios do Estado.

Reações:

0 comentários: