sábado, 19 de abril de 2014

Opinião: Semana Santa: E o Diabo faz a festa!!!

Estamos na Semana Santa. A Semana Santa é uma tradição religiosa católica que celebra a Paixão, a Morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Ela se inicia no Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e termina com a ressurreição de Jesus, que ocorre no domingo de Páscoa.
 Mas precisamente hoje é Sábado de Aleluia. É o dia da espera. Os cristãos junto ao sepulcro de Jesus aguardam sua ressurreição. No final deste dia é celebrada a Solene Vigília Pascal, a mãe de todas as vigílias, como disse Santo Agostinho, que se inicia com a Bênção do Fogo Novo e também do Círio Pascal; proclama-se a Páscoa através do canto do Exultet e faz-se a leitura de 8 passagens da Bíblia (4 leituras e 4 salmos) percorrendo-se toda história da salvação, desde Adão até o relato dos primeiros cristãos.

Nesse ritual cristão, muitos se unem para aprender mais sobre a vida de Jesus na terra. Entoa-se o Glória e o Aleluia, que foram omitidos durante todo o período quaresmal. Há também o batismo daqueles adultos que se prepararam durante toda a quaresma. A celebração se encerra com a Liturgia Eucarística, o ápice de todas as missas.  

 No Sábado de Aleluia, a igreja, antegozando a ressurreição do Senhor, celebra o dia de hoje com alegria. É a feliz espera do sepulcro vazio, da Vida vencendo a morte. Somos felizes porque Cristo venceu a morte, ressuscitou. O sepulcro não foi capaz de detê-lo. A cruz não foi capaz de silenciá-lo.
Certo, estamos felizes porque Jesus veio para nos salvar. Mas e Jesus está feliz com seus irmãos? Deus está feliz com o que sua criação se tornou? A semana santa tem tido um real significado na vida dos cristãos, ou os cristãos estão desviando o curso verdadeiro desta data? O mundo celebra a páscoa hoje de que forma? Vamos falar dos irmãos brasileiros. Como o Brasil celebra a páscoa?

 No cenário brasileiro, continua a festa da corrupção. Espalham escândalos e mais escândalos, com políticos brasileiros envolvidos em esquemas de desvio de dinheiro público. O PT que tanto defendeu CPIs, agora foge delas, parecendo rato fugindo do gato.
É a volta do Cipó nas costas dos brasileiros que continuam sem saneamento básico, sem escolas, hospitais, moradia... muitos passam fome, ineficiência da justiça, existe desemprego, num país de tantas riquezas naturais .È Democracia dos otários. Milhões são desviados de obras sociais e importantes. A cipoada na cara do brasileiro em 2014, mais precisamente para marcar a nossa semana santa, veio com a explosão da corrupção na histórica e venerável Petrobrás. Temperada por contradições, cinismo, e mentiras. Oras, o pai da mentira não é o diabo?

Sim, esse sim, roubou a cena em 2014. Essa semana, nossos irmãos baianos, passaram um sufoco. A greve da polícia. Houve 37 assassinatos, lojas e comércio saqueados. Pessoas recolhidas em suas casas. Banco não funcionou, ônibus também não. Escolas fechadas. Literalmente os bandidos fizeram a festa e tocaram o terror com a greve da Polícia Militar na Bahia.

E a festa do Diabo continua: A manchete da última quinta-feira: Pai é preso após sair do motel com a filha de 17 anos. Outra Manchete: Pai e Madrasta matam criança. Outra: Deficiente auditiva é estuprada. Papa fala sobre Pedofilia na Igreja. E por aí vão as mais variadas manchetes de fatos corriqueiros que demonstram que esse mundo realmente está perdido. Deus sem dúvida está triste com a sua maior criação.

E assim, o mal desmanchou o motivo da reflexão da semana santa. Não todos, mas uma maioria, aproveita a oportunidade do feriadão para encher a cara de vinho, ouvir músicas  inadequadas, consumir chocolates e desviar o jejum, enfim... trocamos sempre o lado espiritual pelo lado material e terreno. 

Será mesmo que merecemos o sacrifício de Cristo? Eis uma pergunta para todos refletirem.

Por Sabrina Barbosa - Opinião Eu tenho a minha e você tem a sua!

Reações:

0 comentários: