terça-feira, 15 de abril de 2014

Vale a pena o Brasil sediar a copa de 2014?



CONVERSA E OPINIÃO

Nós brasileiros vamos nos orgulhar desse evento?É o primeiro questionamento que faço.
Primeiro que eu acho que essa é a copa do Brasil, não dos brasileiros. Os ingressos que dão garantia para a participação de fato, são caríssimos, que só os gringos podem comprar. O brasileiro participa de outra arquibancada, dos alpendres das construções, pois  tudo que o 'gringo' vai usufruir como lazer e diversão, foi o brasileiro quem fez.

A copa foi construída por nós, e talvez esse seja o único ponto positivo. Geração de emprego e renda, a milhões de brasileiros que estavam desempregados e que com a copa ganharam empregos. O lazer , a diversão não está para o brasileiro, não podemos ($$$), porque vivemos em busca constante de equilíbrio financeiro em um país que paga mal aos funcionários, em um país que se paga absurdos de impostos, em um país que a desigualdade social é a nossa ferida maior, e de muitos anos atrás. 

Nós vamos ver o brasileiro vendendo apetrechos,  vendendo os ingressos, vendendo  comidas e bebidas, enfim... estaremos trabalhando e torcendo ao mesmo tempo. O fluxo de turismo nacional deve mover mais de 3 milhõesde brasileiros. Quanto mais turistas, mais dinheiro http://discountdragon-a.akamaihd.net/items/it/img/arrow-10x10.pnge é disso que precisamos. Então seja bem vinda a copa.

 Em outro ponto, quando pergunta-se Estamos Preparados?, vem uma série de desencontros.

Ocupando a 73ª posição mundial no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e com quase 10% da população analfabeta, o Brasil poderia usar os 20 bilhões de reais a ser investidos na Copa para solucionar demandas mais urgentes, em áreas como educação e saúde pública. Com esse montante, seria possível, por exemplo, construir mais de 400 hospitais e escolas. 

Ainda há dúvidas também  sobre a capacidade do país de oferecer segurança aos turistas, aos atletas e à própria população. Os embates entre policiais e traficantes no Rio em novembro tiveram ampla repercussão negativa. Caso o país não prepare um plano para minimizar a criminalidade, sendo capaz de garantir segurança nas cidades-sedes, poderá  de vez queimar sua imagem no exterior, o que prejudicaria inclusive a realização da Olimpíada de 2016.

Outro questionamento é sobre o  caos aéreo. Segundo a Infraero, das obras em 13 aeroportos considerados estratégicos para a Copa, seis não estarão concluídas até lá. Embora a estatal garanta que será possível atender à demanda. E por aí vai... O que nos resta é esperar pra ver como vamos nos sair nesse grandioso evento.

Por Sabrina Barbosa

Reações:

1 comentários:

luisfiscal disse...

pra mim não porque por trás deste evento tbm tem muitas coisas erradas como lavagem de dinheiro publico e outras coisas ruins que estão acontecendo por causa dessa presidente ai que esta administrando o nosso País junto com os seus comparsas de partido como o seu antecessor Luis Inácio da Silva que antes de sentir o gosto do poder era um exemplo de brasileiro mas depois se tornou uma vergonha nacional compactuando com tantos crimes eleitorais e civis tbm praticados pelos seus colegas de partido como esta senhora ai que esta no cargo maior da política mas esta administrando muito mal o nosso País, por isso pra mim esta copa só ira nos trazer uma péssima imagem pra nosso País culpa dos políticos que estão envolvidos neste evento que em vez de tentarem dar uma boa impressão estão é envergonhando a nossa nação.