sexta-feira, 9 de maio de 2014

Funasa realiza análise de águas em Patos. Açudes de Princesa Isabel e Juru também serão analisados.

As regiões de Patos e Teixeira estão recebendo técnicos da Funasa não apenas para analisar as águas dos mananciais que abastecem às cidades, mas orientar e recomendar aos gestores municipais atitudes simples, planos de segurança da água, atendendo princípios da OMS - Organização Mundial de Saúde, para que a população receba a água com qualidade.
Apesar da Cagepa realizar o trabalho de tratamento nas suas estações, nem sempre a água chega ao consumidor com a qualidade desejável. Esse fator está sendo denunciado na sede da Cagepa.
Nesse trabalho os funcionários da Funasa, Rosimere de Farias e Geraldo Moura mantiveram reunião com técnicos da 6ª Gerência Regional de Saúde, Cagepa e do setor de epidemiologia do município de Patos.
A reunião serve para traçar um plano de monitoramento, com coletas de águas para análise, a partir da estação de tratamento da Cagepa até às torneiras de alguns bairros. A análise ocorre no próprio laboratório volante da Funasa. Após esse trabalho a Funasa fará um relatório para a SES, que a partir daí, traçará um planejamento a ser trabalhado com os municípios, se necessário.
As equipes passarão a fazer análises também nas cidades de Juru e Princesa Isabel.Uma das estratégias recomendadas é seguir monitoramento com as análises laboratoriais. A Funasa também verifica se a quantidade de cloro da água está no nível recomendado pelos órgãos sanitários e passa essa orientação aos manipuladores.
RadarSertanejo

Reações:

0 comentários: