quinta-feira, 1 de maio de 2014

Paraíba consegue liberação de projeto da 3ª entrada do Rio São Francisco

Até o mês de junho, o Ministério da Integração Nacional estará lançando o edital para a elaboração do projeto complementar executivo das obras da 3ª entrada do Rio São Francisco pelo rio Piancó na Paraíba.A garantia foi dada, na manhã desta quarta-feira (30), pelo ministro Francisco Teixeira, durante audiência concedida ao governador Ricardo Coutinho e ao secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Ciência e Tecnologia, João Azevedo Filho, em Brasília.

O 3º braço da Transposição do São Francisco pelo Rio Piancó e Coremas Mãe D'Água está orçado em quase R$ 200 milhões e prevê a construção de um conjunto de adutoras que vai garantir a chegada da água para 18 municípios que possuem problemas em seu abastecimento.O governador Ricardo Coutinho ressaltou que o canal terá uma extensão de 29 km com uma vazão de, no mínimo, 3 mil metros cúbicos por segundo.
Esse volume deverá garantir a segurança hídrica para uma população superior a 155 mil habitantes em uma região da Paraíba bastante atingida pela estiagem. O projeto já está no Ministério da Integração desde dezembro.
O Governo do Estado apresentou este pleito ao Ministério da Integração junto com um anteprojeto em dezembro do ano passado. Hoje, o Governo Federal confirma que assume esta obra no valor de R$ 200 milhões que trará o desenvolvimento para a região do Vale do Piancó, cuja economia já é muito forte, mas que precisa de segurança hídrica para avançar ainda mais”, comentou João Azevedo.
Na oportunidade, Ricardo fez um apelo ao ministro da Integração, ao secretário executivo, Irani Ramos, e ao secretário da Defesa Civil, general Adriano Pereira Júnior, para que sejam retomados os recursos para a manutenção dos carros pipas nos municípios atingidos pela estiagem tendo em vista o nível crítico dos reservatórios do Estado.
SECOM PB

Reações:

0 comentários: