quarta-feira, 11 de junho de 2014

Opinião: E, aparentemente, vai ter copa...

Por Rômulo Emanuel Lima
Me lembro bem das ultimas copas de 1994 para cá. Lembro de enfeitarmos a rua, pitarmos as calçadas e hastear nossa Bandeira. Eram outros tempos, não tinham ônibus para irmos à escola, não tinham livros, Enem, ProUni, wi-fi e mesmo assim, íamos, cantávamos o hino nacional, e em dia de jogo do Brasil e escola liberava mais cedo e quando chegávamos na nossa rua era aquela feijoada, muita festa e cada gol do Brasil era uma explosão de alegria.
Me lembro de uma final, Brasil e Itália, pênaltis, sentei no colo do meu pai que estava em volto à bandeira do Brasil e... Baggio perde o pênalti, Brasil Tetra. É a primeira copa que me lembro bem.
O Brasil era outro, passávamos por grandes crises financeiras, nem sonhava em me formar em uma faculdade... o tempo passou, outras copas vieram, vencemos e muitas coisas na política e no Brasil também mudaram, inclusive me formei em uma universidade pública.
Vejo as coisas que acontecem hoje, o Brasil continua não sendo o melhor país do mundo, porém muita coisa continua mudando. A pobreza diminuiu, o acesso a faculdade aumentou, muitíssimos profissionais entraram no mercado, nossas pesquisas e estudos científicos são reconhecidos mundo a fora, os problemas assistenciais que todos criticam, amenizam o sofrimento daqueles que ainda não conseguiram entrar no mercado de trabalho que, diga-se de passagem ainda cresce... enfim, não é palavra de político, tampouco de partidário do governo, mas o Brasil merece esta copa.
Superfaturamentos, desvios, favorecimentos ilícitos... com certeza aconteceram. E quem disse que isso não iria acontecer¿, é da cultura do Brasil e infelizmente continuará acontecendo em muitíssimas outras coisas que não temos conhecimento ou não procuramos ter.
Nosso país é novo, quinhentos e poucos anos, ainda tem muito para crescer e esse crescimento é gradativo e depende muito do modo de ver nosso sistema político por parte da população.
Me causa ver uma notícia de jornal de países medíocres como a França que tem uma história podre e precisou de mais de um milênio para chegar ao “patamar” que se encontra hoje. Eles, praticamente, elaboraram uma cartilha colocando o Brasil como um país de desocupados, ignorantes, bandidos e tudo de ruim que o pior país do mundo pode ter.
Todos sabem que o Brasil vai fazer a maior copa de todos os tempos, por isso tentam denegrir e reduzir a imagem de nosso país lá fora. Eles não conseguem assimilar que um país em desenvolvimento consegue olhar em pé de igualdade nos olhos de outros que se dizem desenvolvidos e que passam pelos mesmos problemas e, em alguns casos, bem mais sérios que os do Brasil.
Violência, criminalidade, corrupção e todas as mazelas que tem no Brasil também encontramos na “abastada” elite destes países “ricos”.
Infelizmente, nós brasileiros, aprendemos a cultuar esses países e, em muitos casos , termos os mesmos como referência, nos humilhando e baixando nossas cabeças em sinal de submissão.
Nosso Brasil deve e precisa protestar, porém, ainda não compreendemos que nosso protesto não precisa de depredações, carros queimados e gente morta pra mudar alguma coisa.
A FIFA vai lucrar e muito com esse mundial, nossas obras foram superfaturadas, os ingressos estão caros, muita gente “embolsou” muito dinheiro com isso. Porém, não serão nossas provocações, não será virando as costas para a seleção brasileira e tampouco esses “pseudo protestos de burgueses custeados por partidos políticos e elitizados que fará o Brasil ter escolas e hospitais melhores.
Não foi a construção dos estádios que fez com que não fosse construído um hospital em cada cidade do Brasil ou uma escola em cada bairro de sua cidade. Se não houvesse a copa, te digo, eles também não seriam construídos. Tenha certeza! Enfim, eu vou torcer e quero sinceramente que a seleção brasileira ganhe esse mundial e, ainda mais, quero ver a france football (revista francesa) e todos aqueles que, de alguma forma quiseram denegrir a imagem do Brasil e DOS BRASILEIROS la fora, engulam junto o hexa campeonato todas as suas palavras medíocres.
No mais... torço para que nosso país continue crescendo e que tenhamos, pelo menos, essa alegria indo para final e vencendo esse mundial.
De qualquer forma, de uma coisa tenho certeza... Black blocs e burguesezinhos pseudo socialistas com seus iphones de ultima geração. Vocês também não me representam.
Pra cima deles Brasil!
Por Rômulo Emanuel Lima

Reações:

0 comentários: