sábado, 12 de julho de 2014

Prefeitura de Manaíra apresenta Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos

A prefeitura de Manaíra, pensando em garantir ainda mais qualidade de vida aos moradores da cidade, apresentou na noite desta sexta-feira (11) o Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos(PMGIRS), durante audiência pública com a participação de cerca de 500 pessoas. Com o objetivo de melhorar a política ambiental do município, o Prefeito Zé Souza disse que esta é uma oportunidade de melhorar e intensificar os serviços concernentes à limpeza urbana e ao manejo e gestão dos resíduos em Manaíra. Durante a audiência pública de apresentação do Plano, é Souza frisou a importância da participação da comunidade.
“.Estamos vivendo um momento histórico em que o mundo se volta para a preservação do meio ambiente, e esse plano servirá muito para o nosso futuro.O lixo não é de Zé Sousa, o lixo é de cada um de nós, então peço encarecidamente que a partir deste momento histórico em que Manaíra vive, cada um se conscientize sobre este Plano para que possamos ter uma cidade cada vez mais limpa, e isso só será possível com a colaboração de vocês" disse o prefeito Zé Sousa.
O evento contou com a colaboração da Secretaria de Agricultura, Secretaria de Ação Social e Secretaria de Educação e na oportunidade estavam presentes autoridades de cidades vizinhas, como o Prefeito de Juru Luiz Galvão e o Vereador Irismar Mangueira de Princesa Isabel.
De acordo com o consultor Valdemar Borges da empresa Consulplan da cidade do Juazeiro-BA, que esteve ontem em Manaíra para a apresentação do Plano, o objetivo da elaboração do PMGIRS é enquadrar o município na Lei 12.305 de 2 de Agosto de 2010 que dispõe a Política Nacional de Resíduos Sólidos, com o intuito de melhorar a qualidade de vida da população através do descarte ambientalmente adequado dos resíduos sólidos que envolve a separação, acondicionamento, transporte e destino final dos resíduos. Valdemar apresentou na audiência o levantamento da Composição Gravimétrica, na qual indica a quantidade, peso e tipo de resíduos que são produzidos no município. Em seguida ele apresentou como funciona a cooperativa de catadores que será responsável pela separação dos resíduos e por fim como será o sistema de coleta de Manaíra e como funcionará o consórcio intermunicipal de rejeitos.
A população manairense fez perguntas e tirou dúvidas. O evento foi abrilhantado ainda com apresentações de dança dos alunos da escola municipal CRN, além do Xaxado do SCFV e teatro com a equipe de estagiários do IFPB.
Sabrina Barbosa

Reações:

0 comentários: