quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Prefeito de Manaíra discute melhorias para Comunidade Quilombola.

Para discutir o projeto de melhorias para a Comunidade Quilombola do Fônseca, o prefeito de Manaíra, Dr.Zé Sousa, esteve se reunindo com secretários da administração municipal e representantes do Governo Estadual e Federal. No primeiro encontro, o Prefeito Zé Souza esteve com representantes do Estado e do MDA( Ministério do Desenvolvimento Agrário) abordando assuntos ligados ao abastecimento de água na Comunidade do Fônseca. Segundo Zé Souza, a questão da água é o fator mais importante e mais almejado pela comunidade. Ele explicou que o solo da região é areno-limoso (mistura de areia, argila e piçarra) e impossibilita a escavação de barreiros.
"O problema da água na comunidade só será resolvido com a construção de uma adutora, uma obra de grande porte que a prefeitura não tem condições de arcar e por isso cobramos do Estado e do Governo Federal, para que atenda as nossas reivindicações." Explicou Zé Sousa.Na oportunidade ainda foi colocado em pauta a construção de uma escola, melhoria das estradas e programas de saúde para o quilombo.
Em um segundo momento ainda na busca de mais ações para a Comunidade Quilombola do Fônseca, Zé Sousa esteve em reunião com o Delegado Federal Luiz Gonzaga F. Júnior, onde na oportunidade questionou a profissionalização dos quilombolas através de cursos de artesanato e plantação de legumes, como forma de criar alternativas de trabalho, que ajudarão também no enfrentamento à seca, já que as 51 famílias do Quilombo são de agricultores,estiagem ficam impossibilitados de produzir , passando a depender da ajuda de políticas assistenciais federais e municipais.
O Prefeito de Manaíra vem melhorando as condições de vida das comunidades rurais, investindo cada vez em ações que fortaleçam a economia e independência das famílias que vivem no quilombo.Entre as ações estáa recuperação de todas as estradas que dão acesso à cidade, a exemplo da estrada do Caruá, onde está sendo feito passagem molhada e calçamentos, beneficiando diretamente os moradores das comunidades Umburana dos Diniz, Fortaleza, Caruá, Duas Pedras, Olho d'água entre outras.
SB

Reações:

0 comentários: