quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Regional da Cagepa fará visita ao Açude Jatobá em Princesa Isabel

Uma ação envolvendo parcerias entre a Cagepa (Regional Espinharas), por meio da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), e a Agência Nacional de Águas (ANA) vai fiscalizar o uso das águas do Açude Jatobá II, localizado na cidade de Princesa Isabel. Vários reservatórios da região receberão às visitas e segundo os coordenadores dessa inspeção, trata-se de um conjunto de normas disciplinando o uso da água dos reservatórios, por meio de outorgas, para os próximos anos.
Com o fim da greve da Cagepa, as equipes iniciam às visitas a partir de segunda-feira(11)em açudes da 11ª Região. As medidas regulatórias são ações de gestão do uso da água para garantir o cumprimento da Lei 9.933/97, que estabeleceu a Política Nacional de Recursos Hídricos. A Lei das Águas, como é conhecida, determina que em situações de escassez o uso prioritário dos recursos hídricos é o consumo humano e de animais e que a gestão dos recursos hídricos deve sempre proporcionar os usos múltiplos das águas.
Em Princesa Isabel, o açude Jatobá II, que tem a Capacidade Máxima de 6.487.200 (m3) tem seu volume atual em 1.392.570(m3) ou seja, apresenta 21,5% do seu volume total, atualizado em 01/08/2014. Com a fiscalização será feito um documento, onde serão apontadas medidas emergenciais de restrição do uso da água por parte dos irrigantes, a fim de assegurar o abastecimento na cidade.
O Dnocs também virá a Princesa após esta fiscalização com o objetivo de identificar as terras irrigadas, a vazão e o processo de captação de água pela Cagepa local.
SB com Assessoria

Reações:

0 comentários: