quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Comunidade de Lagoa de São João se prepara para a realização da 12ª festa da Mandioca

O Projeto Produção de Derivados da Mandioca na Serra do Teixeira, implantado pelo Sebrae na região, já conseguiu aumentar em 60% a produção na cidade de Princesa Isabel. Atualmente, produtores das comunidades de Lagoa de São João, Cedro, Moça Bonita, Macambira e Lagoa da Cruz colhem anualmente 27,5 toneladas por hectare, segundo dados do Sebrae. Com a economia baseada principalmente na agricultura a comunidade de Lagoa de São João, localizada em Princesa Isabel se prepara para a realização da tradicional festa da Mandioca que este ano completa 12 anos de tradição.
Este ano, a festa será realizada no período de 19 a 21 de setembro com uma vasta programação que inicia com a tradicional Celebração Eucarística, dando a largada para três dias do maior evento da região que acontece neste mês de setembro.
Durante os festejos os visitantes e produtores de mandioca terão a oportunidade de participar da Feira e Exposição de Produtos Derivados de Mandioca, Concurso de Arte Culinária, Apresentações Culturais, Cursos, Palestras, Torneio de Futebol, Cavalgada, Escolha da Princesa e Rainha da festa dentre outras atrações. A expectativa segundo o SEBRAE, é de aumentar a produção da mandioca na Serra do Teixeira. Além do aumento da produção, através de uma maior organização, da modernização das casas de farinha e de orientações sobre uma melhor exploração da atividade e de dicas de empreendedorismo, a instituição pretende realizar cursos de diversificação da culinária com a mandioca.
A cultura da mandioca é hoje uma das principais atividades geradoras de emprego e renda de Princesa Isabel e tem sido incentivada na Paraíba através da pesquisa agrícola realizada por intermédio da Emepa e Embrapa e com orientações técnicas da Emater.
Esse ano a tradicional Festa da Mandioca que acontece em três dias (19 à 21) é organizada pela Associação Comunitária dos Pequenos Produtores da Lagoa de São João e tem o apoio do IFPB campus Princesa Isabel,das empresas Big Confort, Ovos Cascavel, bem como da Prefeitura municipal de Princesa Isabel, CDL, Emater, SENAR e Sebrae.
SB

Reações:

0 comentários: