terça-feira, 23 de setembro de 2014

UPA 24h será entregue hoje em Princesa Isabel

O Governo do Estado inaugura, nesta terça-feira (23), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Princesa Isabel. A Upa fica localizada na rua São Alfredo Carlos, no bairro Maia, próximo ao Samu 192. São cinco leitos de observação, sendo três adultos e dois pediátricos. Foram investidos R$ 4 milhões.
Classificada como Porte I, a UPA de Princesa Isabel tem capacidade de atender até 150 pacientes por dia. O espaço vai funcionar 24 horas e terá o objetivo de resolver as urgências e emergências, como pressão e febre altas, fraturas, cortes, infarto e derrame.
“Com isso, a UPA de Princesa Isabel vai ajudar a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais da região e dar mais conforto aos pacientes”, observou o secretário de Estado da Saúde (SES), Waldson Souza.
O serviço vai oferecer estrutura simplificada, como raio-X, eletrocardiografia, pediatria e laboratório de exames.
Segundo o Núcleo de Urgência e Emergência da SES, nas localidades que contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o paciente chega, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação.
Atualmente, na Paraíba, existem oito Upas 24h em funcionamento: duas em João Pessoa; uma em Santa Rita; uma em Guarabira; uma em Campina Grande; uma em Monteiro; uma em Pombal e uma em Cajazeiras. Três são de gerência do Governo do Estado (Santa Rita, Guarabira e Cajazeiras) e as demais são de gerência das prefeituras (João Pessoa, Campina Grande, Monteiro e Pombal).
Secom/PB

Reações:

0 comentários: