quinta-feira, 23 de outubro de 2014

ANA promove reunião em Princesa Isabel nesta sexta-feira (24)

A Paraíba vive hoje uma situação hídrica delicada. Segundo dados da Agência de Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) apenas 3 dos 123 açudes do Estado, estão sangrando.
Atingiram a capacidade máxima com as últimas chuvas, os açudes de Gramame/ Mamuaba, no Conde, o açude Araçagi, na cidade de Araçagi e Olho dÁgua, em Mari. Dados da Aesa apontam ainda 17 açudes com a capacidade acima de 50%, 30 com menos de 10% do seu volume e oito mananciais secos.
A Secretaria de Recursos Hídricos, Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia pretende amenizar a situação do abastecimento de algumas cidades onde os níveis dos reservatórios estão críticos. Em muitas cidades o abastecimento ainda está sendo feito por meio de carros pipas.
A Agência Nacional das Águas (ANA), continua a fiscalizações em diversos mananciais cuja a capacidade de água está abaixo de 30% do seu volume natural. Como é o caso de Princesa Isabel, no açude Jatobá II.
A equipe da ANA chega para visitar o manancial Jatobá II nesta quinta-feira e após análises estará se reunindo com sindicatos, cagepa, Emater e demais órgãos para apresentação da situação hídrica do reservatório, que atualmente está com 19,8% de sua capacidade.
Almejando ampliar essa divulgação, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Princesa Isabel, que fica localizado na rua Manoel Maia, convoca agricultores e demais membros da sociedade civil para participarem da reunião de apresentação do relatório de inspeção, que será feito pela ANA, nesta sexta-feira(24).
A reunião acontecerá na Câmara de Vereadores de Princesa Isabel, a partir das 08h. Segundo a ANA (Agência Nacional das Águas), os açudes da região estão com menos de 30% de capacidade de armazenamento e as chuvas que caíram nos últimos meses não foram suficientes para recarregar de forma satisfatória os açudes que abastecem as cidades e isso aumenta ainda mais a necessidade de conscientização dos usuários.
SB

Reações:

0 comentários: