terça-feira, 21 de outubro de 2014

Apenas 23 cidades da PB têm trânsito municipalizado. Princesa Isabel começa mapeamento

Motoristas sem cinto de segurança, estacionamento conforme a conveniência, motociclistas sem capacete e pedestres em risco devido à ausência de sinalização horizontal. Esse é o cenário desordenado das vias públicas de 200 municípios da Paraíba que não contam com municipalização do trânsito. De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), apenas 23 cidades paraibanas implantaram o sistema, mas em alguns casos a autonomia para regulamentar, executar e fiscalizar o trânsito não saiu do papel.
A falta de semáforo também contribui para o caos no trânsito em diversas cidades, como é o caso de Princesa Isabel, no alto sertão, que apesar de seu desenvolvimento comercial e o município não conseguiu se adequar as exigências dessa movimentação, que é a organização do trânsito no centro da cidade.
Mas, a atual gestão já conta com uma equipe de arquitetos e engenheiros, para fazer um novo retrato urbano central de Princesa Isabel, principalmente nas áreas de maior aglomeração comercial.
A equipe de urbanização e obras está mapeamento as áreas comerciais do centro da cidade, localizadas nas mediações da sede da Prefeitura, até a rua São Roque, para em seguida traçar as fases de iniciação das obras que deverão fazer parte do projeto de municipalização do trânsito.
A avenida principal deverá ser asfaltada, haverá sinalizações e normas de segurança ao pedestre serão implantadas. Segundo o secretário de obras Valmir Pereira, “o objetivo da prefeitura é instituir a Coordenação Municipal de Transito e órgãos de apoio para organizar o trânsito municipal da cidade, proporcionando segurança e fluidez viária, assegurando ainda a qualidade dos sistemas de transportes públicos de passageiros, dentro da Política Nacional de Trânsito e do Plano Nacional de Mobilidade Urbana”, declarou.
Na Paraíba, apenas as cidades de Alhandra, Aroeiras, Barra de Santana, Bayeux, Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, Fagundes, João Pessoa, Lagoa Seca, Mamanguape, Patos, Piancó, Pitimbu, Pombal, Salgado de São Félix, Santa Helena, Santa Rita, São Mamede, Sapé, Serraria, Soledade, Sousa possuem trânsito municipalizado.

Reações:

0 comentários: