quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Chuva de meteoros deve continuar sendo vista na Paraíba até esta quinta

Alguns paraibanos que passaram a noite literalmente em claro nessa madrugada da segunda (20) para a terça (21) só para tentar presenciar um novo clarão no céu, puderam ver os pontos luminosos e viver o fascínio de contemplar o evento astronômico.
Esta é a segunda vez neste mês em que o clarão, segundo estudiosos provocado por resquícios do cometa Halley, ilustra o céu do estado. A novidade é que mais uma vez o clarão pode ocorrer nesta quinta (23).
Quem não chegou a contemplar o clarão deve ficar atento às estrelas até a quinta, as chances são de ver até 20 meteoros por hora cruzando o céu. O fenômeno, que leva o nome de Orionídeas que começou no dia 9 deste mês e vai até o dia 29 está em ponto de ápice.
O efeito no céu é ocasionado porque a Terra está passando pela região no espaço onde o cometa Halley deixou seus rastros de poeira; é como se o planeta estivesse passando por uma nuvem de detritos.
Em João Pessoa, assim como em todas as outras partes do Brasil, o fenômeno poderá ser observado, a melhor hora para contemplar o fenômeno é por volta das 22h (horário da Paraíba), quanto mais distante das grandes cidades mais fácil é a visualização devido a menor poluição luminosa.
G1

Reações:

0 comentários: