quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Lula admite disputar Presidência em 2018 “dependendo da saúde”

O ex-presidente Lula, apesar de não admitir publicamente, teria revelado a assessores mais próximos o desejo de ser candidato novamente em 2018, se a saúde permitir. A revelação foi feita pelo jornal Folha de São Paulo. Diz a reportagem: “Diversos interlocutores consultados pela Folha confirmaram ter ouvido o recado do petista.”
E complementa: “Internamente, o PT já trata a candidatura de Lula como algo oficial. O petista terá 73 anos em 2018, e aliados ponderam que uma série de variáveis pode fazer com que mude de opinião mais à frente. O próprio ex-presidente já disse a aliados que não sabe como estará sua saúde daqui a quatro anos. Após deixar a Presidência, em 2011, ele se curou de um câncer na garganta.” As declarações de Lula foram dadas em sua festa de aniversário de 69 anos.
Além da sinalização por uma candidatura em 2018, Lula também deixou claro que pretende interferir mais na gestão da presidente Dilma. Ainda a Folha: “No atual mandato, Lula quer ser mais ouvido quando em situações de crise e dificuldades com o Congresso.” É que, segundo o jornal, de olho na sucessão futura, aliados afirmam que o ex-presidente precisará atuar de forma mais efetiva para evitar que a petista reproduza erros cometidos no primeiro mandato.
Entre os erros apontados pelos aliados descontentes com Dilma constam o distanciamento dos movimentos sociais, falta de diálogo com empresários e o excesso de centralização administrativa. Lula chegou a dar conselhos, mas Dilma não deu muito crédito. Lula também chegou a sugerir a substituição do ministro Guido Mantega (Finanças), para dar um choque de credibilidade. Dilma não aceitou.

Reações:

0 comentários: