quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Paraíba já tem mais de 10 mil urnas prontas para eleição

Terminou nesta segunda-feira (29), a preparação das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições deste ano, no próximo dia 5 de outubro. O serviço de carga, lacre e conferência foi realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) através dos cinco Núcleos de Apoio Técnico às Urnas Eletrônicas - NATU - que existem no estado e localizados nos municípios de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Pombal e Cajazeiras.
Até o final desta manhã, foi realizada a carga nas urnas, processo onde as informações que estão num cartão de memória quanto à zona eleitoral a que ela pertence, o município, o local de votação e a seção.
Também foi com esse cartão de memória de carga instalados nas urnas os programas do Tribunal Superior Eleitoral com os dados dos eleitores daquela seção e ainda quais o candidatos em quem ele pode votar e suas respectivas fotos. Por medida de segurança após a votação esses dados são criptografados e só poderão ser identificados no sistema de totalização dos votos através de um programa criado e utilizado apenas pela Justiça Eleitoral.
Ao todo foram preparadas 10.757 urnas eletrônicas, sendo 9.523 para serem utilizadas e 1.234 como reservas. O cronograma da geração de mídias e da lacração das urnas para todo o estado está disponível no site do TRE-PB, no menu "Eleições", submenu "Eleições 2012", item "Preparação de Urnas".
Na sexta-feira (3), será feita a arrumação das urnas nos veículos que serão utilizados no transporte para as cidades mais distantes. Somente no sábado (4) as urnas serão levadas aos seus respectivos locais de votação, onde serão entregues aos coordenadores e conferidas pelos técnicos, permanecendo sob guarda da PM até o dia da eleição.

Reações:

0 comentários: