sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Paraíba lança segunda etapa de vacinação contra febre aftosa

O Governo do Estado lança no dia 1º de novembro a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa na Paraíba. A meta é alcançar índice de vacinação superior a 95 % de todo o rebanho, que está em torno de 1 milhão e 300 mil animais. A primeira etapa, realizada em maio, atingiu mais de 94% de animais vacinados. A Paraíba é atualmente reconhecida como zona livre de febre aftosa com vacinação. Segundo o secretário da Agropecuária do Estado, Rômulo Montenegro para que o status de zona livre de aftosa com vacinação seja superado para livre sem vacinação os produtores precisam continuar vacinando o rebanho.
Serão investidos mais de R$ 400 mil na execução da segunda etapa da vacinação, que ocorre entre os dias 1º e 30 de novembro. Após esse prazo, os criadores têm dez dias para comprovar a vacinação. A Gerência de Defesa Agropecuária (Geda) irá fiscalizar as propriedades, e os criadores que não comprovarem esterão sujeitos ao pagamento de multa.
Provocada por um vírus, a febre aftosa acomete bovinos e bubalinos. Os animais infectados apresentam sintomas como feridas na boca, nos lábios, nas tetas e nos cascos, além de se afastarem do convívio com os outros animais e terem dificuldades de locomoção e alimentação. Na Paraíba, não é registrado nenhuma caso da doença desde o ano 2000.
G1PB

Reações:

0 comentários: