segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Transposição: maior túnel da América quase 'varado'

A construção do maior túnel para transporte de água da América Latina, o Cuncas I, passou a marca de 15,2 quilômetros concluídos, o equivalente a 99% da obra. A estrutura fica situada na divisa do Ceará com a Paraíba (São José de Piranhas-PB e Mauriti-CE) e faz parte das intervenções do Projeto de Integração do Rio São Francisco, que irá garantir abastecimento de água para mais de 12 milhões de nordestinos.
O Cuncas I terá 15,4 quilômetros de extensão e a expectativa é de que seja concluído a parte de acabamento em 2015. A obra desperta a atenção não só pelos resultados que trará no futuro, mas também pela estrutura de grande porte utilizada no projeto. Além de todo o aparato de mão de obra e equipamentos, ainda conta com uma moderna máquina importada da Finlândia para as escavações - a perfuradora de rocha intitulada Jumbo.
Com o objetivo de conduzir aproximadamente 83 mil litros de água por segundo, o túnel levará água para a Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, após passar pelo túnel -Cuncas II'. Para a condução dos recursos hídricos até os estados beneficiados, a estrutura possui uma interligação com um reservatório. É a barragem de Boa Vista, no município de São José de Piranhas-PB, que também está em construção.
O projeto adota um sistema de perfuração com fogo controlado, conhecido como Novo Método de Tunelamento Austríaco (NATM), que contribui para acelerar as obras. O planejamento distribui os operários em frentes de serviço simultâneas, nas duas extremidades dos túneis (entrada e saída). Na medida em que as perfurações avançam, as equipes se deslocam em sentidos opostos até se encontrarem as escavações. Com este método e o funcionamento em 24 horas, tem sido possível escavar 18 metros por dia.
Segundo funcionários que trabalham na obra, faltam pouco mais de 100 metros para o túnel ser varado e a previsão é que isso ocorra em menos de um mês. Apesar da boa notícia, os operários acham que depois da obra concluída muitos deles deverão ser despedidos da empresa em que trabalha, por falta de serviço.
Radar Sertanejo

Reações:

0 comentários: