quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Consulplan e Prefeitura de Manaíra se preparam para iniciar a execução do Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

A Prefeitura de Manaíra esteve se reunindo na última quinta-feira (30) com a equipe técnica da Consulplan com objetivo de discutir o projeto do Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos, que será executado em breve no município. O consultor da Consulplan Valdemar Borges, esteve apresentando as propostas para divulgação e execução do plano bem como a criação do dia "D" com a realização de mutirões de limpeza, que serão feitos na cidade, como partida inicial do Projeto.
Na reunião, professores e representantes da secretaria de educação estiveram participando, já que na visão do Consultor Valdemar, a educação municipal participa como parceira para o trabalho de conscientização da comunidade através da criação de atividades e projetos escolares visando uma nova conscientização ambiental através dos estudantes.
Valdemar explicou que 80% do lixo produzido em residências e comércios é reaproveitável e sua venda pode gerar emprego e renda. Para isso, segundo informações da prefeitura de Manaíra, está sendo criada a cooperativa de catadores, a qual será responsável pela seleção e venda do lixo evitando que sejam depositados em lixões ou aterros poluindo o meio ambiente.
Durante a reunião foi pautado também sobre o andamento do projeto de Consórcio Intermunicipal entre municípios da região, onde os rejeitos (lixo não reaproveitável) serão encaminhados para a cidade polo, que no caso será Princesa Isabel.
O prefeito Zé Sousa mostrou-se otimista com o projeto e afirmou que vai fazer o que for preciso para resolver o problema do lixo no município. "vamos trabalhar para diminuir o lixo nas ruas e acabar com os lixões e aterros que só causam prejuízos aos cofres públicos e ao meio ambiente. Vamos tornar Manaíra uma cidade limpa e admirável" concluiu Zé Souza, afirmando que vai reelaborar o projeto de coleta seletiva da cidade.
SB

Reações:

0 comentários: