segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Evento no Sertão estimula a participação dos pequenos negócios nas compras públicas

Cerca de 250 empresários e produtores rurais de Patos, no Sertão paraibano, saberão como negociar bens e serviços com as prefeituras a partir do Fomenta Paraíba. Eles e os gestores públicos de 47 cidades da região de Patos estarão neste evento de estímulo à implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (MPE), que ocorrerá no Rodoshopping da cidade, terça (25) e quarta-feira (26). A Lei Geral prevê tratamento diferenciado aos pequenos negócios nas licitações públicas. Segundo o Sebrae Paraíba, o Estado tem 85 cidades com a Lei implementada e 150 com a Lei aprovada.
O Fomenta pretende desmistificar o mercado das compras públicas e dar oportunidade aos gestores em conhecer quem deseja fornecer às prefeituras e governo estadual através das licitações. “Os empresários ficam esclarecidos sobre um mercado aberto e como se preparar para alcançar as oportunidades. É voltado para quem quer expandir seu mercado de atuação. O evento orienta, sensibiliza e incentiva a MPE no desenvolvimento econômico e social, no local e no território’, explicou a gestora do projeto de Orientação Empresarial do Sebrae em Patos, Jeanne Patrícia Honório, que coordena o evento.
Toda a estrutura de auditórios e salas da agência do Sebrae será utilizada para o evento. O primeiro dia, na terça-feira (25), as atividades começam às 18h, com a palestra “O Uso do Poder de Compras como Fator de Incentivo ao Desenvolvimento Local”, com o consultor Arnaldo Junior. Representantes do governo do Estado, da diretoria do Sebrae e autoridades dos municípios circunvizinhos a Patos estarão presentes.
Já na quarta-feira (26), o Fomenta inicia às 8h com várias palestras e painéis com temas voltados aos gestores públicos, empresários e produtores da agricultura familiar. O evento encerra às 20h com uma Rodada de Negócios. “O foco do evento é encaminhar os pequenos negócios às compras governamentais e no uso da Lei Geral da MPE”, completou Jeanne Patrícia. Uma das metas do Sebrae é estimular a aprovação da Lei Geral, diminuindo as dificuldades encontradas por empresários, agricultores familiares e gestores públicos.
O programa Fomenta foi interiorizado ano passado, ocorrendo em Campina Grande e Guarabira e, agora, no Sertão. O objetivo é apresentar a Lei Geral em todo o Estado, para que seja aprovada e implementada.
SB

Reações:

0 comentários: