sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Gasolina e óleo diesel ficam até 5% mais caros a partir de hoje

Petrobras reajusta a gasolina em 3% nas refinarias e o diesel sofrerá aumento de 5%. O anúncio foi feito ontem em comunicado enviado à CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e já está em vigor desde a 0h de hoje. Este é o primeiro reajuste desde 29 de novembro de 2013.
O preço nas bombas, que é livre, deverá ser reajustado à medida que novos estoques de combustíveis cheguem aos postos. O presidente do Sincopetro (sindicato dos postos), José Alberto Gouveia, disse que o repasse para o consumidor deverá ficar "um pouco abaixo" do reajuste aplicado nas refinarias para as distribuidoras. "No aumento anterior, que foi de 4% [em 29 de novembro de 2013], o repasse na bomba foi de cerca de 3%."
A Petrobras havia recebido na última terça-feira o aval do ministro da Fazenda, Guido Mantega, presidente do conselho de administração da empresa, para reajustar os combustíveis. Na ocasião, o ministro havia pedido à empresa que o valor não divulgasse o anúncio no dia, segundo a reportagem apurou.
A presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, fez uma apresentação ao grupo, em Brasília, em que mostrava projeções com o percentual de 8% de reajuste. O esperado era que o aumento para a gasolina ficasse em 5%.
Apesar da menor defasagem, analistas dizem que o reajuste é necessário para recompor parcialmente as perdas de caixa dos últimos anos.

Reações:

0 comentários: