quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Paraíba vai usar novo inseticida contra a dengue a partir de 2015

A Paraíba começou os testes do uso do novo inseticida que passará a ser utilizado nos carros ‘fumacê’. Por determinação do Ministério da Saúde, ele substituirá o inseticida Deltrametrina 2%. Todos os operadores e motoristas do fumacê de todas as Gerências Regionais de Saúde do Estado. Estão participando dos testes. A previsão é que o novo inseticida passe a ser utilizado na Paraíba a partir de janeiro de 2015.
Segundo a bióloga Laura Ney Marcelino, especialista em controle de vetores, da SES, a utilização de um novo inseticida aqui na Paraíba requer uma capacitação pontual para os profissionais que estão em contato constante com o processo de controle de infestação de mosquitos transmissores da dengue e da febre Chikungunya.
De acordo com Laura, a população pode ficar tranquila quanto à eficiência do novo inseticida. “Todos os produtos disponibilizados pelo Ministério da Saúde são recomendados pela Organização Mundial de Saúde.
Na prática, as alterações principais tangem às questões como manutenção da máquina e no manuseio dos equipamentos. “Neste evento, nós buscamos fazer uma normatização da prática do fumacê”, pontuou.

Reações:

0 comentários: