quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Patos contabiliza quase 150 casos de HIV em 2014

Mesmo com toda a divulgação de informações sobre prevenção, os números de casos de HIV ainda preocupam. De acordo com o último relatório da Secretaria de Estado saúde, em 2013, houve uma redução de 21% nos casos no ano passado quando foram notificados 405 novos infectados com o vírus da Aids, 114 a menos que em 2012, quando foram registrados 519 casos.
Em Patos, segundo levantamento feito pelo Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço (CTA) em 2014, foram notificados 146 casos de HIV, sendo a maior ocorrência pacientes com mais de 30 anos.
De acordo com a coordenadora do CTA, Maria de Fátima Salomão que é responsável por diagnosticar os casos, são realizados por mês em média 300 testes rápido, que são realizados para detectar previamente o vírus HIV e ficam prontos em 15 minutos. A coordenadora explicou o que poderia ter contribuído para o número de casos de HIV notificados neste ano. “Esse número cresceu porque as pessoas estão buscando mais o serviço, para realizar os exames e por isso tem sido mais notificados,” esclareceu.
Maria de Fátima destaca ainda que o preconceito atrapalha na procura pelo serviço, o que faz com muitos pacientes procurem tratamento em outras cidades com Campina e João Pessoa. Segundo ela muitos casos deixam de ser notificados, pois após confirmação de positivo no primeiro teste, que precisa ser repetido pra confirmação, muitas pessoas não voltam a procurar o centro.
Além dos exames que detectam o HIV o CTA realiza exames diagnosticam outras DSTs com como sífilis e hepatites B e C.
MaisPatos

Reações:

0 comentários: