terça-feira, 11 de novembro de 2014

Prefeitura de Princesa Isabel promove a Campanha Novembro Azul

A Secretaria de Saúde de Princesa Isabel inicia nesta semana a Campanha Novembro Azul, que tem como objetivo a prevenção do câncer de próstata. Durante todo o mês, homens com 45 anos ou mais poderão solicitar nas unidades municipais de saúde o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico), e efetuar a coleta de sangue.
Próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que produz e armazena parte do fluido seminal. O câncer de próstata é o tumor mais comum em homens acima de 50 anos.
Segundo informações da Secretária de Saúde, Vitória Augusta, os fatores de risco incluem idade avançada, histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais e certos hábitos alimentares (dieta rica em gorduras e pobre em verduras, vegetais e frutas), sedentarismo e excesso de peso. O câncer pode ser diagnosticado por meio de exame físico (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA).
As atividades do Novembro Azul vão acontecer durante todo o mês com a mobilização em todas as unidades básicas de saúde do município.
ASCOM PMPI

Reações:

0 comentários: