sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Funasa recebe unidade móvel para tratar água

A Paraíba recebeu na manhã de ontem uma Unidade Móvel de Tratamento de Água (UMTA) da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). O equipamento é capaz de transformar a água poluída de um manancial em potável e própria para consumo com rapidez. O principal benefício é liberar até 12 mil litros de água por hora para os períodos de desastres climáticos, como enchente e estiagem.
Segundo o analista de infraestrutura e coordenador de ações estratégicas do departamento de saúde ambiental da Funasa, em Brasília (presidência), Jamaci Nascimento, a Unidade Móvel é específica para áreas emergenciais e de desastres, que podem atuar tanto no Sertão, onde há escassez de água, como em áreas de inundações e enchentes.
Acrescentando que a medida é importantíssima, pois quando ocorrem enchentes, há a probabilidade de contaminação dos mananciais, e o trabalho da Unidade Móvel é retirar a água contaminada e fazer o tratamento de forma emergencial, para ser liberada para o consumo humano. Para a superintendente da Funasa na Paraíba, Ana Cláudia Nóbrega Vital do Rêgo, a chegada da unidade móvel de tratamento é um marco para o Estado, pois também pode ser usado em situações seca.

Reações:

0 comentários: