terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Prefeitura de Manaíra realiza ação preventiva contra a Leishmaniose ( Calazar)

A secretaria de Saúde de Manaíra, através da Prefeitura Municipal, realizou no mês de novembro uma série de trabalhos para combater a Leishmaniose no município, mas conhecida como calazar. Os testes fazem parte de um trabalho preventivo e estão sendo realizados na zona urbana e zona rural com a ajuda dos agentes de endemias integrados às equipes de Atenção Básica do município.
A equipe de saúde de Manaíra está fazendo testes com armadilhas para capturar os insetos vetores da leishmaniose visceral ou calazar, doença que pode levar à morte. Entre as ações estão Pesquisas Entomológica, colocação de armadilhas, inquérito canino e palestras de conscientização.
Até o momento foram realizados trabalhos de monitoramento no Sítio São Joaquim e localidades próximas e na área de abrangência do PSF I. O próximo passo será a pulverização das zonas de focos e também a realização dos trabalhos no sítios olho d'aguinha e proximidades.
O Prefeito de Manaíra Zé Souza frisa a importância da pesquisa: “Realizar ações preventivas é sempre a melhor medida para preservar a saúde da população. Assim como ocorre com a dengue, cujo combate exige a participação de toda a sociedade, evitar ambientes propícios para a leishmaniose também deve ser uma preocupação da população”. Avaliou.
SB

Reações:

0 comentários: