segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Secretária Vitória faz balanço positivo das ações da Saúde em 2014

A secretária de Saúde de Princesa Isabel,Vitória Augusta, faz um balanço positivo do ano de 2014 para a saúde como um todo. Para Vitória, esse ano de 2014 foi de muitas conquistas e melhorias para a saúde pública do município, que com recursos próprios conseguiu a construção de PSF´S, Academia de Saúde, ampliação de serviços e inaugurações. Mesmo com as dificuldades financeiras com a baixa do FPM, a cidade de Princesa Isabel na área da saúde conseguiu dar passos importantes para o progresso.
Na prestação de contas de Vitória, foram lembrados a construção de duas sedes próprias para o funcionamento dos PSF's Centro I e Ibiapina, que antes funcionavam em prédios alugados. As novas unidades tem equipamentos novos e modernas instalações e equipe completa (Médico, enfermeiro, odontólogo, técnico de enfermagem, vacinadora, auxiliar de saúde bucal e agentes comunitários de saúde). A Secretaria de Saúde conseguiu ampliar este ano a rede de atenção básica, com a inauguração do PSF da Saudade, localizado na rua do mesmo nome, e um PSF no povoado de Lagoa de São João.
Neste ano, foram instalados novos serviços que engrandeceram a promoção de saúde pública do município. Vitória lembrou da inauguração da Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil e Unidade de Acolhimento Adulto , que são serviços da Rede de Atenção Psicossocial que oferecem acolhimento transitório às crianças e adolescentes e adultos, com o dever de garantir os direitos de moradia, educação e convivência familiar e social para os usuários por até 6 meses, oferecendo a este público e seus familiares tempo e oportunidade para construir novos projetos de vida. As unidades foram inauguradas em agosto e já acolhem mais de 200 pessoas ao todo.
A Secretária lembrou da realização este ano do 1º Fórum Comunitário, considerando um momento crucial da caminhada do Selo porque dá oportunidade à realização de diagnósticos participativos da situação da infância e adolescência e de Planos Municipais de Ação para a Proteção Integral de Crianças e Adolescentes. Na continuação das ações em prol da melhoria na assistência aos mais necessitados, o município de Princesa conseguiu realizar III Encontro dos Portadores de Necessidades Especiais,em parceria com toda a equipe do NASF.
Nesta oportunidade foram entregues 22 cadeiras de rodas adaptadas, 34 cadeiras higiênicas, 04 andadores (adulto), 02 andadores (infantil), 02 pares de muletas axilar, 03 pares de muletas canadense, 12 bengalas e 02 bengalas articuladas, que foram entregues a pessoas previamente selecionadas que apresentavam necessidade para uso destes dispositivos. Uma ação louvável.
Outra questão levantada por Vitória, diz respeito aos mutirões de saúde, uma conquista importante do atual governo municipal. As campanhas foram intensificadas e vários eventos foram promovidos. Nesse aspecto, a secretária defende a modernização do sistema com atendimento nos lares, intensificação de consultas. “Estamos agilizando para que o trabalhador da saúde tenha condições de trabalho, ou seja, para que ele trabalhe satisfeito. Quando se fala em inauguração de novas unidades, não é só para que o usuário tenha um atendimento melhor, mas também para que o funcionário trabalhe em um ambiente melhor e produza mais”, acrescentou.
Vitória observou ainda, que a questão da acessibilidade tem sido levada a sério na atual administração, com rampas de acesso e com o cumprimento das exigências básicas para que todos, independentemente do problema que têm, tenham acesso ao interior das unidades sem maiores problemas.
O Primeiro polo da Academia da Saúde de Princesa Isabel foi considerado pela Secretária como uma importante obra e de destaque esse ano. A Academia da Saúde que foi uma obra concretizada na gestão atual, funciona de segunda a sexta, com atendimentos às crianças, adultos e idosos.
Para finalizar Vitória ainda destacou a reforma do SAMU, as capacitações aos profissionais, a inauguração do Tomógrafo e as melhorias de forma geral nos demais setores da saúde, como demonstração de compromisso com o bem estar da população. Ela acrescentou que vários recursos estão assegurados para obras grandiosas que serão construídas a partir do ano que vem.
SB
ASCOM PMPI

Reações:

0 comentários: