terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Descrevendo as emoções de Fortaleza CE

Minha Viagem de Férias.
Usarei este espaço de notícias, para descrever um pouco das emoções vividas na grande Fortaleza, do Estado do Ceará, onde foi meu destino das férias. A história de Fortaleza começou há muitos anos atrás, quando a cidade surgiu ao redor do Forte de Nossa Senhora da Assunção, construído pelos portugueses. Ao redor do forte, surgiu um povoado, que deu origem à quinta maior cidade brasileira. O visitante que chega a Fortaleza, hoje uma metrópole admirada por turistas do mundo inteiro, fica encantado com o potencial turístico, artístico e artesanal.
A criação do município de Fortaleza se deu a 13 de abril de 1726, quando a povoação do Forte foi levada à condição de vila.Somente em 1823 o Imperador Dom Pedro I elevou a vila à categoria de cidade.
No século XX Fortaleza passa por grandes mudanças urbanas, entre melhorias e o êxodo rural, e cresce muito chegando ao final da década de 1910 sendo a sétima cidade em população do Brasil. Entre as décadas de 1950 e 1960 a cidade passa por um crescimento econômico que supera 100% e começa a ocupação de bairros mais distantes do centro. Ao final dos anos 70 começa a despontar como um futuro pólo industrial do Nordeste com a implantação do Distrito Industrial de Fortaleza. Durante a abertura política após o Regime Militar o povo elegeu a primeira mulher prefeita do Ceará, Maria Luiza e a primeira prefeitura comandada por um partido de esquerda. No final do século a administração da prefeitura e a cidade passam por diversas mudanças estruturais com a abertura de várias avenidas, hospitais, espaços culturais e despontando como um dos principais destinos turísticos do Nordeste e do Brasil.
No roteiro da viagem, boa parte do turismo de Fortaleza eu pude visitar, Praia de Iracema, Cumbuco, Praia do Futuro, Canoa Quebrada, Morro Branco, as falésias, Praia das Fontes, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Planetário, Mercado Central, Catedral da Sé e Porto das Dunas, onde existe o Beach Park, que também visitei pela segunda vez ( a primeira, tinha 13 anos) um dos maiores parques temáticos da América Latina.
Estamos em alta temporada e os custos são mais altos nesta época, mas é um passeio prazeroso e cheio de emoções, que vale a pena conferir. Em média nesta época, mais de 2 milhões de turistas visitam Fortaleza a cada ano. Este ano, nessa soma, eu estava presente, acompanhada de minha mãe e meu filhinho, e mais uma boa turma de turistas de Princesa Isabel. Foi um prazer Fortaleza, até a próxima.

Reações:

0 comentários: