quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Ministro promete transposição do São Francisco para 2016

O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi prometeu que as obras de transposição do Rio São Francisco serão concluídas no primeiro semestre de 2016. A obra teve início em 2007, ainda no governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Em entrevista ao Estado de São Paulo, Occhi disse que até junho do próximo ano, os dois canais de transposição estarão concluídos e levarão água para as regiões do agreste de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. “As obras estão caminhando regularmente. Estamos com 11 mil homens trabalhando e com 70% das obras concluídas. A expectativa é ter tudo pronto no primeiro semestre de 2016”. Afirmou o ministro.
O ministro também garantiu que a crise das empreiteiras investigadas pela Operação Lava Jato, não afetou o andamento da construção, “As obras estão caminhando regularmente. Fizemos pagamentos recentemente às construtoras. Todas as empresas que estão na transposição estão operando regularmente e não há nenhuma sinalização contrária a essa situação”.
Sobre a possibilidade de expandir em dois eixos a transposição, como foi previsto pelo ex-ministro Francisco Teixeira, Occhi declara que não há previsão para essas obras. No momento existem dois eixos, o Norte com um canal de 402 quilômetros. E o Leste com um canal de 220 quilômetros.
Estava previsto que duas novas estações com dois eixos, o Sul com canal em sentido ao estado da Bahia e o Oeste com canal em direção ao estado do Piauí, fossem inclusos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC3). Entretanto, não há data para que os projetos saiam do papel. “Esses projetos ainda estão em uma etapa muito incipiente, de estudos iniciais. Nosso foco hoje é concluir as obras iniciadas. É preciso lembrar que, além da transposição, temos outras obras que estão em andamento na Região Nordeste”, afirma o ministro.

Reações:

0 comentários: