segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Alerta de colapso: Açude Jatobá II tem apenas 8,7% de sua capacidade total.

A Cagepa local, esteve realizando na semana passada, uma limpeza nos filtros da Estação de Tratamento que capta as água do Jatobá II, que abastece a cidade de Princesa Isabel. Após a limpeza, a previsão de suporte das águas para a continuação do abastecimento na cidade, não é nada animadora. Segundo o Gerente da Cagepa, Gledson Nunes, se não chover nas próximas cinco semanas, o açude só será suficiente para abastecer a população urbana de Princesa até março.
A situação agora é realmente preocupante, a seca que afeta a região Nordeste desde 2011 poderá chegar a uma situação extrema caso o inverno não se configure este ano.
Por exemplo,açude Jatobá II está quase seco. Com um suporte para 6 .487.200 (m3), está atualmente na marca de 562.788 (m3), o que corresponde a 8,7% de sua capacidade, uma situação nunca antes vista. A beira de um colapso têm poucos metros para atingir a cota do volume morto, que é aquele abaixo do volume útil e não é usado para consumo.
Para Gledson Nunes, "a água do Jatobá II pode resistir até abril mas para o tratamento não vai ser possível devido começar a morte de peixes e de plantas aquáticas que se decompõem no açude.Por isso a água só vai poder ser explorada até março." Alertou.
A realidade torna-se muito preocupante para todos que dependem da água do açude. Caso não chova este mês de Fevereiro até abril como previsto, a situação ficará gravíssima.
SB

Reações:

0 comentários: