terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Com apoio da Prefeitura, Agricultores fornecedores do Pnae constroem barragem subterrânea em Princesa Isabel

Um grupo de seis agricultores familiares, fornecedores do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), residentes no povoado de Várzea, em Princesa Isabel, está sendo beneficiado com a construção de uma barragem subterrânea.
A execução da obra foi orientada pela Emater-PB, contando com parceria da Prefeitura Municipal, que forneceu as máquinas para perfuração do terreno. Os agricultores forneceram a lona.
Segundo o agricultor Cícero Romão Batista, proprietário das terras onde foi construída a barragem, a construção é de importante para o armazenamento de água que será utilizada para irrigar a produção agrícola e o abastecimento de animais. A iniciativa partiu da Associação dos Produtores de Leite de Várzea.
“Com isso os agricultores vão garantir a continuidade do cultivo de suas hortaliças e fruteiras para atender ao Pnae e a comercialização nas feiras livres da região. Garantirão também a manutenção de suas criações”, afirmou Hermes Maia, coordenador regional da Emater-PB em Princesa Isabel, empresa que forma a Gestão Unificada com a Emepa e Interpa.
O técnico informou que os agricultores vinham enfrentado dificuldades para manter seus rebanhos e a produção agrícola devido à falta de água na região. Com acompanhamento de extensionistas, foi elaborado projeto e construída a barragem, numa ação que contou com a parceria da Prefeitura Municipal. Outras unidades familiares serão beneficiadas com esse instrumento de armazenamento de água.
Além de proporcionar condições de armazenamento de água para atender a demanda das famílias, a barragem dá condições para a produção de culturas, como hortaliças, feijão e milho. A barragem também atenderá à vizinhança. O agricultor Cícero Romão, que também é presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), informou que outras barragens estão sendo planejadas para construção. “A parceria com a Emater tem dado bons frutos. Sempre fomos atendidos quando solicitamos assistência técnica”, afirmou.
SB com SECOM/PB

Reações:

0 comentários: