quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Condições climáticas facilitam chuvas em março, diz Aesa

O ano começou com muita chuva na Paraíba. Em algumas cidades choveu acima do esperado. Em Taperoá por exemplo, a chuva registrada na semana passada, foi a maior dos últimos 20 anos, o que aninou os agricultores. No Sertão, e em outras cidades do Cariri, os índices registrados ficaram acima do esperado. Devido as fortes chuvas, o açude Epitácio Pessoa, localizado em Boqueirão, no Agreste paraibano, recebeu 3,3 milhões de metros cúbicos de água durante as chuvas da semana anterior.
Segundo a AgênciaExecutiva de Gestão das Águas (Aesa), o nível do reservatório subiu 25 centímetros. O manancial é responsável pelo abastecimento hídrico de Campina Grande e de mais 18 municípios, estando atualmente com 22,2% de sua capacidade. O volume total registrado esta semana é de 91,4 milhões de metros cúbicos.
Segundo os meteorologistas da Aesa, o curto período em que choveu em algumas regiões do Cariri e do Sertão do estado podem sim se repetir no Carnaval, mas será no mês de março que as condições climáticas irão favorecer o acréscimo de chuvas no período do carnaval. A tendência é de mais chuvas para março.
“ Esperamos chuvas para o sertão e alto sertão da Paraíba. No inicio do ano tínhamos aguas mais frias no oceano que dificultava chuvas aqui no semiárido nordestino. Provavelmente em março teremos mais chuvas nas regiões devido ao aquecimento da temperatura das águas”. Explicou.

Reações:

0 comentários: