terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Protesto impede retirada de água no Jatobá II

O protesto para coibir a retirada de água do Jatobá II em Princesa Isabel, feita por caminhões e carros-pipas de outras cidades e estados vizinhos, continuou durante todo dia de hoje e deve se estender nos próximos dias.
Desde as 05:00h desta terça-feira (24), populares se uniram fazendo barreira na estrada que dá acesso ao Jatobá, para tentar impedir a chegada de veículos que transportam água. A mobilização foi necessária, após denúncias de que dezenas de carros-pipas estavam durante a madrugada retirando água do local e sendo transportadas para outras regiões. O açude Jatobá II mal está dando para abastecer a cidade e comunidades rurais, pois seu nível atual é 6,4% chegando a atingir seu volume morto, que segundo a Cagepa, se até o final de Abril não chover o suficiente para aumentar o nível de água do manancial, o sistema de abastecimento será interrompido.
Segundo o Secretário de Agricultura, José Ivonildo, que participou do manifesto, um documento oficial será encaminhado para o DNOCS e para a Justiça Federal, solicitando apoio a causa. Somente nesta terça-feira mais de 8 carros-pipas foram barrados, destes 06 oriundos da cidade de Flores PE. Com a ação, pelo menos 80 mil litros de água foram preservados.
SB

Reações:

0 comentários: