sexta-feira, 27 de março de 2015

Campus do IF de Princesa Isabel recepciona novatos e mobiliza a comunidade escolar

Iniciando as atividades letivas do calendário acadêmico de 2015, a Coordenação Pedagógica e de Apoio ao Estudante (Copae) e a Coordenação de Formação Geral promoveu uma ampla ação de recepção aos novos alunos do Campus Princesa Isabel do IFPB, mobilizando todos os segmentos: docentes, técnicos administrativos e também o grêmio estudantil. As atividades estão sendo desenvolvidas até o final do mês e irão subsidiar um mapeamento de dados e indicadores para o enfrentamento de várias questões envolvendo a aprendizagem e a melhor ambientação dos calouros à estrutura acadêmica e ao projeto pedagógico institucional.
Segundo a pedagoga Rosiclea Araújo, o planejamento para este momento mobilizou inicialmente a equipe da Copae, e buscou estabelecer junto a toda comunidade escolar formas de participar e interagir com os novatos.
O primeiro momento de contato com os discentes e os pais/responsáveis se deu com uma ampla apresentação da estrutura física e didático-pedagógica do campus, bem como dos serviços oferecidos por todos os setores à comunidade. O regimento disciplinar, didático e o reconhecimento dos espaços e setores finalizou a primeira atividade.
Dando prosseguimento ao cronograma de atividades de acolhimento, uma dinâmica de grupo foi promovida pela coordenação de formação geral e pelo serviço de psicologia escolar buscando promover a maior interação entre os alunos. Em seguida, foi feita apresentação da ampla plataforma de assistência ao educando disponível à comunidade discente.
Para a assistente social Meiryjane Lopes, “a apresentação da política de assistência estudantil é de suma importância para a comunidade discente, de modo que o aluno perceba que a instituição está atenta às suas necessidades e possui normas internas e princípios que devem ser conhecidos pelo discentes, facilitando o acesso a estas ações de assistência ao educando”.
A equipe da Copae proporcionou também aos alunos a discussão de temas afetos à realidade escolar, como o bullying, que foi debatido pelo psicólogo Cassio Andrade e reservou momentos culturais envolvendo apresentações artísticas de servidores e de alunos veteranos sob a coordenação dos professores John Fidja Ferreira e Amanda Meira. Também foi possível realizar entrevistas junto aos novos alunos e perceber suas realidades.
As atividades se encerram na próxima semana com saldo muito positivo, segundo a professora Amanda Meira, Coordenadora de Formação Geral. “Os discentes aprovaram as atividades, e os professores já sugeriram que as atividades de nivelamento sejam feitas todos os anos. Também foi possível um acompanhamento mais próximo aos calouros, minimizando eventuais problemas de adaptação à instituição”, finaliza.
O Campus Princesa Isabel ofereceu no PSCT 2015 um total 80 vagas para ingresso no ensino médio integrado, dividindo a oferta para os cursos técnicos em Edificações e Controle Ambiental. Há também a previsão de ingresso de 40 acadêmicos para o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental também para o semestre 2015.1.
Ascom do IFPB

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