segunda-feira, 9 de março de 2015

Princesa Isabel vai realizar evento para discutir produção cultural no Sertão do Estado

O município de Princesa Isabel vai sediar de 17 a 21 de março o evento “Princesa: Território Cultural”, que trará uma programação especial com apresentações de música, dança, teatro, folclore, além de palestras. A atividade visa discutir a produção cultural no Sertão do Estado. A União Brasileira dos Municípios (Ubam) é parceira da atividade e levará palestra sobre capitação de recursos na área de cultura para artistas e prefeituras.
“A cultura é fundamental e temos que promover a sua difusão e a valorização dos artistas, por isso, estamos apoiando esta iniciativa e ainda levando informações para os gestores acerca da capitação de recurso. Os Governos Federal e Estadual dispõem de recursos para a área de cultura, mas faltam projetos para conseguir realizar essa capitação”, destacou o presidente da Ubam, Leonardo Santana.
A abertura do evento será no dia 17 às 19h no Espaço Nordeste com exposição e música instrumental. No dia 18 haverá a Feira dos Municípios com apresentações de grupos folclóricos, forró pé de serra e uma homenagem de violeiros a João Paraibano. Nesta data os prefeitos dos municípios de Teixeira, Imaculada, Maturéia, Água Branca, Juru, Tavares, Princesa Isabel, São José de Princesa e Manaíra, participarão de palestras sobre os aspectos legais da Lei de Incentivo à Cultura e Capitação de Recursos.
Programação – Na quinta-feira (19), haverá solenidade de Homenagem do grupo Cariri Cangaço a personalidades e a Canhoto da Paraíba, além da apresentação do Grupo Cultural Abolição. Às 19h40 será realizada a conferência Território Livre de Princesa, ministrada por José Romero Cardoso, tendo como mediador Wescley Rodrigues e debatedores Paulo Mariano e Juliana Pereira.
Já no dia 20 de março será realizado um passeio para São José de Princesa com visita ao Casarão de Patos de Irerê, a Casa de Marcolino Diniz e a Capela de Patos de Irerê. Lá haverá a conferência "Marcolino e Virgulino - Elos de um Passado Presente”, ministrada por João Antas, tendo como moderador Ângelo Osmiro e debatedores Jorge Remígio e José Cícero Silva. Às 19h30 será realizado o Grito Rock Princesa.
O encerramento se dará no dia 21 de março. Entre as atividades estarão as conferências Maria de Lampião e as Mulheres no Cangaço e 100 anos da Prisão de Antônio Silvino, visita a Nazaré do Pico em Floresta e o show com Sansaruê e Seu Pereira e Coletivo 401.
Palestrante – A palestra, voltada para os caminhos e a forma de obter captação de recursos, será ministrada pelo consultor Rômulo Halysson Oliveira no dia 18 de março. Ele é bacharel em Direito, Gestor de Projetos e Produtor Cultural. Rômulo foi secretário do Orçamento Democrático de João Pessoa. Atualmente é sócio-diretor da Agência Móbile e diretor-geral do Festival Móbile de Cinema e Música.
SB

Reações:

0 comentários: