segunda-feira, 27 de abril de 2015

Grupo de astronomia de Princesa Isabel encontra primeiro vídeo da passagem do meteoro pela Paraíba

O GALS - Grupo de Astronomia Luar do Sertão, de Princesa Isabel, teve acesso nesse sábado (25) ao primeiro vídeo que registra a passagem do meteoro sobre a Paraíba.
O vídeo foi feito a partir de câmeras de segurança de um sítio na zona rural do município. As imagens impressionam pela intensidade do clarão provocado pelo meteoro. E principalmente se considerarmos que no momento do fato, o céu estava encoberto e o meteoro passou por trás das nuvens. O GALS está colaborando com a APA - Associação Paraibana de Astronomia e com a Bramon - Rede Brasileira de Observação de Meteoros na investigação que pretende determinar o local da queda do meteorito.
Para isso, pedem que todos aqueles que registraram a bola de fogo de segunda, seja por foto ou vídeo, que entrem em contato através do email marcelozurita@gmail.com, como também pedem para aqueles que possuem câmeras de segurança, que verifiquem se existe algum registro do fenômeno entre 18:25 e 18:35 do dia 20 (segunda-feira).
A participação popular pode ser decisiva para que seja encontrado o primeiro meteorito da Paraíba, o que seria um fato extremamente relevante para a ciência do Estado.
Click no link e veja o vídeo.
Por Marcelo Zurita

Reações:

0 comentários: