quarta-feira, 10 de junho de 2015

Instituição mundial Alcoólicos Anônimos comemora hoje 80 anos

A instituição mundial Alcoólicos Anônimos (AA) celebra hoje (10) 80 anos de atuação no mundo. O Brasil é o terceiro país com o maior número de grupos de ajuda mútua: são 4.900. O México é o segundo, com 13 mil e os EUA em primeiro, com 90 mil grupos. O AA é uma irmandade mundial criada em 1935, no Estado de Ohio, EUA - que forma grupos de homens e de mulheres dependentes do álcool desde 1947. Os membros do AA se propõem a compartilhar livremente suas experiências com o propósito de permanecerem sóbrios e ajudarem outros dependentes a alcançar a sobriedade. Para fazer parte da Irmandade de AA o único requisito sugerido é ter o desejo de parar de beber.
Dentro da filosofia da instituição, o alcoólatra – ou alcoólico - precisa encarar o alcoolismo como uma doença progressiva e incurável e, ainda, ter a consciência de que é impossível controlar o problema sozinho. Daí a necessidade de frequentar os grupos de mútua ajuda. O álcool está relacionado a 61% dos acidentes de trânsito e a 52% dos casos de violência doméstica em todo o país.
Segundo o que informam diversas instituições ligadas ao tratamento da doença, o alcoolismo atinge indistintamente homens e mulheres de qualquer idade e de todas as raças, ateus e religiosos, intelectuais e analfabetos, pobres e ricos. Por seu comportamento, o alcoólatra causa desajustes, angústias, privações e sofrimento a todos aqueles que o cercam. Embora incurável e progressivo, o alcoolismo pode ser detido em sua marcha, e para isso é necessária a abstenção total ao álcool.
Hoje existem cerca de 150 mil grupos de AA no mundo, espalhados em mais de 150 países. Em Princesa Isabel existem dois grupos de AA.
SB

Reações:

0 comentários: