sábado, 13 de junho de 2015

Paraíba atinge meta da campanha de vacinação contra a gripe

O estado da Paraíba atingiu a meta da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe 2015. Até esta sexta-feira (12), foram aplicadas 669.303 doses, o que representa 81,82% de cobertura, ultrapassando inclusive a cobertura nacional, que está em 77,84%. Apenas dois grupos prioritários não atingiram a meta: crianças de seis meses a menores de cinco anos (79,83%), e a População Indígena (68,51%). Os demais grupos ultrapassaram a meta estipulada pelo Ministério da Saúde: Trabalhadores de Saúde (85,51%), gestantes (81,25%) e puérperas até 45 dias após o parto (104,85%).
De acordo com a chefe do Núcleo de Imunizações da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Isiane Queiroga, até o momento 66 municípios não atingiram a meta. “A campanha de vacinação contra a influenza, no estado, se encerra nesta sexta-feira, porém continuamos orientando os municípios que ainda não atingiram meta que continuem fazendo a busca ativa para que se consiga uma homogeneidade”, disse.
A gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Renata Nóbrega, destacou a importância do alcance da meta na Paraíba, “uma vez que esse trabalho de proteção específica dos grupos prioritários minimiza os riscos de adoecimento da população paraibana e, consequentemente, evita-se possíveis óbitos”.
Campanha – A campanha de vacinação contra a gripe teve início dia 4 de maio. A meta era vacinar 80% da população de 850.986 pessoas, entre crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes (em qualquer período gestacional; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores de saúde; população indígena; idosos (a partir dos 60 anos); população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a exemplo de hipertensão, DIABETES, doenças cardíacas e respiratórias.

Reações:

0 comentários: