sábado, 20 de junho de 2015

Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h de Princesa Isabel, realiza palestra sobre dengue e outras doenças Exantemáticas

Para fortalecer e aprimorar as ações contra dengue e outras doenças Exantemáticas, a UPA 24h de Princesa Isabel realizou nesta sexta-feira (19) por meio da Coordenação de Enfermagem e da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), uma palestra de orientação para médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde da Unidade. O objetivo foi discutir os aspectos clínicos, de vigilância e de diagnóstico das doenças, além de abordar os desafios e perspectivas da vigilância epidemiológica.
Segundo a Coordenadora de Enfermagem da UPA de Princesa Isabel, Thallyta Ferraz, “infelizmente, dispomos de um ambiente propício para a chegada do mosquito transmissor dessas doenças, por conseguinte, requer os mesmos cuidados de prevenção e controle. A UPA faz essa orientação aos pacientes e aos nossos trabalhadores de saúde.” Explicou Thallyta.
A palestra faz parte do Programa de Educação Permanente. Para Analu Barbosa, Coordenadora da CCIH da UPA de Princesa, “a palestra foi uma troca de informações. A dengue vem contaminando mais pessoas a cada dia em Princesa e região, e diante do número muito grande de pacientes com sintomas de dengue, que estamos recebendo aqui na UPA, essa troca de orientação é necessária.” Destacou.
Através da ABBC (Associação Brasileira Beneficência Comunitária) que administra a UPA de Princesa Isabel, e com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde, a Unidade distribuiu com pacientes panfletos informativos e fez orientações sobre prevenir contra a dengue, como ocorre a proliferação do Aedes, transmissor da doença, principais sintomas, entre outras orientações.
Só na semana passada, segundo dados da Coordenação de Enfermagem, a Upa de Princesa Isabel registrou 68 casos de dengue. Essa semana ( período de 14 à 19 de junho) 108 casos de dengue foram notificados na Unidade.
SB

Reações:

0 comentários: