quinta-feira, 23 de julho de 2015

Açudes de Manaíra e Tavares estão com capacidades acima dos 70%.

As últimas chuvas deixaram quatro mananciais da Paraíba sangrando. Esses açudes estão em municípios do localizados entre as regiões do Brejo e Litoral, onde as ocorrências de chuvas são típicas nesse período do ano. No entanto, a situação hídrica do Estado continua preocupante.
Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), 60% dos 124 mananciais monitorados continuam com volumes abaixo dos 20%. Só oito mananciais do estado estão com capacidade acumulada acima dos 70%. A metade deles está localizada entre o Brejo e Litoral e a outra parte no Sertão.
Quatro açudes na Paraíba estão com reserva acima dos 70%. Entre eles está o açude Catolé I, em Manaíra, que tem capacidade para acumular 10,5 milhões de m³ e está com 72,9%.
O açude Tavares II, no município de Tavares, que tem capacidade para 9 milhões de m³ e está com 79%, também está na lista dos açudes com excelentes fontes de capacidade hídrica, ajudando no abastecimento de cidades vizinhas como Princesa Isabel.
SOBRE AS CHUVAS - As chuvas no Brejo e Litoral do estado são previsíveis para essa época do ano, conforme a Aesa. Essas precipitações, no entanto, não chegam às demais regiões do da Paraíba e a maior parte dos 223 municípios da Paraíba continua sofrendo com o nível baixo dos reservatórios.
Em pelo menos 39 localidades os açudes secaram e o abastecimento entrou em colapso. A população dessas áreas vêm sendo abastecida somente através de carros pipas, como é o caso de Princesa Isabel.
SB

Reações:

0 comentários: