terça-feira, 14 de julho de 2015

Frente Parlamentar cobra solução para gargalos nas obras da transposição

O presidente da Frente Parlamentar da Água da ALPB, Jeová Campos, encaminhou nesta segunda-feira (13), um ofício ao gabinete do ministro Gilberto Occhi, da Integração Nacional, cobrando uma solução para a questão do canal complementar do Eixo Norte, que liga as barragem de Caiçara e Engenheiro Ávidos, que ainda nem foi licitada, mas que é imprescindível para que as águas da transposição possam chegar às cidades da Paraíba, inclusive Cajazeiras, e do Ceará.
No mesmo documento, o deputado pede especial atenção do Ministério sobre o atraso nas obras do Eixo Norte, do lado do estado do Ceará. Segundo Jeová Campos, que visitou na última segunda-feira (06) o canteiro de obras do Eixo Norte da transposição do Rio São Francisco, no Lote 7, enquanto as obras na Paraíba estão com 86% de sua totalidade concluída, com previsão de término em 90 dias, a parte do Ceará tem menos de 50% da obra realizada.
Ainda segundo Jeová, outra situação preocupante e que requer agilidade do Ministério é a realização da obra do canal que vai ligar as barragens de Caiçara a Engenheiro Ávidos. O deputado explica que a obra se constitui na construção de um canal de apenas 3,4 km, além de serviços de revitalização de canais do rio. “Com o canal e esse serviço, no restante do percurso, que totaliza 13 km, a água vai por derivação”, explica Jeová.
As obras da transposição no Lote 7 começam no túnel Cuncas 1 que tem um canal de cerca de 3 km que deságua na primeira barragem que é o reservatório de Morros. De lá, tem outro canal de cerca de 3 km deságua no reservatório da Barragem de Boa Vista.
Da barragem de Boa Vista existe um canal de transição que joga água dentro do túnel Cuncas 2, a partir do qual a água vai para o reservatório de Caiçara. O Lote 6, que fica no Ceará, compreende cerca de 20 km de canais, diversas pontes e passarelas.
Os dois lotes juntos totalizam uma obra orçada em R$ 650 milhões, sendo 50% para cada lote. As obras integram o eixo norte do canal da transposição das águas, que começa na cidade de Mauriti (CE) e termina em São José de Piranhas (PB).

Reações:

0 comentários: