quarta-feira, 29 de julho de 2015

Princesa Isabel : Centro de Testagem e Aconselhamento do Hospital Municipal realiza testes da hepatite C

Em atenção ao Dia Mundial da Luta contra as Hepatites Virais, lembrado ontem (28), a Secretaria de Saúde de Princesa Isabel está convocando a população para fazer o teste da hepatite C.
O teste pode ser feito no Hospital Municipal São Vicente de Paula, no CTA ( Centro de Testagem e Aconselhamento).A recomendação é feita especialmente para pessoas com mais de 40 anos. "O Ministério da Saúde considera primordialmente esta faixa etária porque nas décadas de 80 e 90 havia mais uso de drogas injetáveis, transfusões de sangue e hemodiálise com menor controle e sexo desprotegido." Destacou a Diretora do Hospital São Vicente, Débora Medeiros.
" A Hepatite é um grave problema de saúde pública. É uma inflamação do fígado e pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras." Explicou Débora.
A Direção do Hospital Municipal São Vicente de Paula está fazendo orientações junto aos usuários para que conheçam mais sobre a doença. Panfletos e palestras serão realizadas durante esta semana na unidade.
Débora lembra ainda que contra as hepatites A e B existe imunização, a primeira para crianças entre um e dois anos e a segunda, em três doses, para quem tem até 49 anos. As duas vacinas podem ser tomadas durante todo o ano nos postos de vacinação do Sistema Único de Saúde.
CONHEÇA MAIS
A hepatite A é causada pelo vírus VHA e desde 2005 apresentou uma queda de 69% no número de casos. A doença se concentra em crianças entre cinco e seis anos e a maioria dos casos é benigna. O vírus é transmitido basicamente por ingestão de alimento ou água contaminada. Em 2014 foram registrados 6.363 casos, mas a doença não tem notificação obrigatória, então provavelmente este número é subnotificado.
Em geral, o quadro de hepatite A se resolve espontaneamente em um ou dois meses. Em alguns casos, porém, pode demorar seis meses para o vírus ser eliminado totalmente do organismo.
A hepatite B é causada pelo vírus HBV e é transmitida por sexo desprotegido, sangue contaminado e de mãe para filho, além disso ele pode ser contraído em ambiente hospitalar contaminado. São aproximadamente 17 mil novos casos por ano. O tratamento é todo oferecido na rede pública.
SB

Reações:

0 comentários: