terça-feira, 22 de setembro de 2015

Melhores índices de alfabetização estão nos municípios do interior da PB. Princesa Isabel é destaque

É nos municípios do interior da Paraíba onde são encontrados os melhores índices de alfabetização, de acordo com a segunda edição da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), que avaliou a escrita, a leitura e a matemática dos alunos com 8 anos de idade.
Uma contradição, tendo em vista que são as maiores cidades quem recebem mais recursos para a área. Localidades de grande porte como João Pessoa e Campina Grande, por exemplo, não aparecem nos dados divulgados pelo Inep/MEC.
No quesito 'leitura', os dez municípios que atingiram o nível 4 ficam longe das metrópoles. Neles, mais de 15% dos alunos estão plenamente alfabetizados em leitura. Nesse grupo enquadram-se a cidade de Princesa Isabel (15,34%);
Já na escala da escrita o destaque ficou para as cidades que conseguiram atingir o nível máximo (5), onde estão os estudantes que escreveram textos adequados ao final do ciclo de alfabetização, com poucos desvios, mas característicos desta fase de aquisição das habilidades de escrita (ortográficos, em maioria).
Quem se destacou nesse quadro foi Boa Vista, com 25,16% dos alunos dentro desse patamar. Em matemática os índices foram ainda mais elevados. Boa Vista, novamente, ocupou o topo do ranking das cidades paraibanas.
Em seguida apareceram: São José dos Cordeiros (43,74%); São José do Sabugi (41,18%); Cabaceiras (34,29%); Princesa Isabel (33,48%); Amparo (31,25%); Zabelê (30,3%); São José do Brejo do Cruz (30%); Santa Inês (29,79%); Montadas (29,52%).
SB

Reações:

0 comentários: