sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Prefeitos de Manaíra, Tavares e Juru se encontram em audiência na ALPB

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), através da Frente Parlamentar Municipalista, que é presidida pelo deputado Buba Germano, realizou nesta quinta-feira (24), no plenário Deputado José Mariz, uma audiência pública onde prefeitos de vários municípios paraibanos estiveram debatendo sobre questões atinentes ao corte de recursos por parte do Governo Federal e à crise atual enfrentada.
Na audiência pública os prefeitos de Manaíra (Zé Simão), Tavares( Ailton Suassuna) e Juru (Luiz Galvão)se encontraram e trocaram ideias para enfrentar à crise. Os prefeitos falaram que o momento era oportuno com o objetivo de serem ouvidos pelos parlamentares, criando uma unidade no sentido de apoiar e, ao mesmo tempo, sensibilizar o Governo Federal para que veja de forma prioritária a situação em que se encontra os pequenos municípios.
Entre os pontos abordados na audiência, estavam a questão dos repasses do governo federal para programas mantidos nos municípios, como o Programa de Saúde da Família. Conforme a Famup, o valor per capita do Programa Saúde da Família está defasado em 58%. O programa custa três vezes mais do que a União paga aos municípios. Par a merenda escolar dos estudantes do Ensino Fundamental, segundo a Famup, o governo federal destina por aluno apenas R$ 0,30 aos municípios.
A defasagem é de 32% do valor repassado pela União. Já para o transporte escolar, o valor do repasse é R$ 12,00 por mês. O programa federal acumula perda de 56,5%, e ainda há atraso nos repasses. Conforme a Famup, o governo federal mantém 397 programas que são subfinanciados.
SB

Reações:

0 comentários: