sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Prefeitura de Princesa e parceiros realizam XIII edição da Festa da Mandioca em Princesa Isabel

Considerada uma das referências do Sertão quando o assunto é mandioca, o município de Princesa Isabel realiza, de 18 a 20 de setembro, a XIII edição da Festa da Mandioca. O evento é uma realização do Governo da Paraíba, por meio da Emater, empresa integrante da Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater (GU), em parceria com a Associação Comunitária dos Pequenos Produtores de Lagoa de São João, Sebrae, Câmara dos Dirigentes Lojistas local, Banco do Nordeste, Banco do Brasil , Senar, Prefeitura Municipal de Princesa Isabel e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB).
Com o apoio da Prefeitura de Princesa Isabel, as secretarias de Ação Social, Educação, Cultura, Agricultura e Obras, estarão atuando durante os três dias de evento na Comunidade. A secretaria de Obras esteve reparando as estradas que dão acesso à Comunidade Lagoa de São João para facilitar o acesso aos turistas e visitantes. A Secretaria de Agricultura estará participando com stands com amostras dos produtos da Agricultura Familiar que são comprados pela Prefeitura para a Merenda Escolar. As apresentações culturais contarão com o apoio das secretarias de Cultura, Educação e Ação Social.
Para o Prefeito Dominguinhos (PSDB) a tradicional Festa da Mandioca "é um evento que colabora com a questão econômica da cidade, onde na oportunidade os agricultores e produtores vendem seus produtos, e os turistas usufruem de nossa cultura." Destacou.
Para o gestor, a festa é fundamental não apenas para apresentar a cultura da Mandioca, mas também serve como apresentação e divulgação do potencial econômico da região que se destaca na geração de renda e oportunidades de negócios para os produtores.
“A Festa da Mandioca tem todo o apoio da Prefeitura de Princesa que está sempre pronta a colaborar para geração de renda na região ao lado dos nossos produtores locais. O evento que já se consolidou no nosso município é fundamental para o crescimento econômico da cidade, pois apresenta a cultura da Mandioca e suas diferentes formas de comercializá-la”, destacou o prefeito.
Constam da programação feira e exposição de produtos derivados da mandioca, escolha da princesa, rei e rainha da festa, concurso de culinária, celebração eucarística, apresentações culturais, clínicas tecnológicas, shows musicais, palestras, cavalgada e cursos diversos. Criada pela Emater, em 2002, juntamente com os agricultores das comunidades Moça Branca, Cedro e Macambira de Lagoa de São João, a Festa da Mandioca tem por objetivo expandir a cultura da mandioca, estimular o cultivo da raiz em larga escala, valorizar a produção dos agricultores familiares e fortalecer a economia local.
SB/ASCOM PMPI

Reações:

0 comentários: