sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Projeto de Pesquisa de Princesa Isabel ressalta a importância da educação ambiental empresarial

No último dia 16 de setembro foi realizada uma palestra sobre os riscos à saúde e segurança do trabalhador na empresa CGM Derivados de Combustíveis (Posto Padre Cícero), em Tavares (PB). A empresa é um posto de combustível, atuando na revenda de gasolina comum, diesel comum, diesel S10, etanol hidratado e óleos lubrificantes, e é pioneira na implantação de adequações ambientais no município.
A palestra foi realizada dentro do contexto do projeto de pesquisa “Análise da viabilidade de implementação do Sistema de Gestão Ambiental no Posto Revendedor de Combustível: Um estudo de caso no município de Tavares – Paraíba”. Foi ministrada pelos bolsistas / PIBIC Carla Barbosa da Silva e Renato Nogueira Antas, discentes do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, e acompanhada pela professora Lucila Karla Felix de Lima Brito.
Os trabalhadores da área operacional (frentistas) foram o público-alvo, mas também participaram funcionários administrativos, além do empreendedor. Foram abordados os riscos físicos, químicos e ambientais dos combustíveis, a composição química destes, os efeitos adversos à saúde humana e a importância da utilização de Equipamentos de Proteção Individual - EPIs. Para o empreendedor Cícero Gomes, “a utilização de equipamentos de segurança é necessária devido a grande quantidade de gases liberados na hora do abastecimento e no monitoramento da quantidade de combustível dos tanques”, demonstrando atenção aos requisitos de segurança dos trabalhadores. O proprietário ainda fez uma apresentação à equipe do IFPB das adequações ambientais já estabelecidas no empreendimento, como a caixa separadora de água e óleo.
A atividade permitiu a discussão sobre como aprimorar a saúde e segurança do trabalhador da atividade de revenda de posto de combustíveis, com a disponibilidade de EPIs. A atividade, na avaliação da Professora Lucila Karla, “permitiu aos discentes o exercício de aspectos da educação ambiental empresarial e da prática de gestão ambiental de grande impacto no controle ambiental do setor produtivo”.
Por Reinouds Lima Silva

Reações:

0 comentários: