sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Tradicional festa da mandioca pode reunir seis mil pessoas no Sertão paraibano

Cerca de seis mil pessoas estão sendo esperadas durante a 13ª edição da Festa da Mandioca, que será realizada em Princesa Isabel, no Sertão paraibano, e vai promover, durante três dias, capacitações, cursos, palestras, seminários, gastronomia, feiras agroecológicas, exposição de animais e cavalgada. O evento tem início nesta sexta-feira (18) e segue até o domingo (20) no sítio Lagoa de São João, zona rural da cidade. De acordo com o gerente do Sebrae em Patos, Aldo Nunes, a expectativa do evento é contribuir para o desenvolvimento da cadeia produtiva da mandiocultura na região. “Com a Festa da Mandioca, queremos continuar o desenvolvimento da agricultura familiar, em especial na Serra de Teixeira. Buscamos sempre a utilização de meios que venham contribuir de forma eficaz com a atividade da mandioca, sempre priorizando a capacitação dos pequenos produtores rurais”, disse.
Segundo o analista técnico do Sebrae em Patos, Ferdinando Felix da Silva, o trabalho realizado com os agricultores deve estar em harmonia com as diversas entidades governamentais, privadas e do terceiro setor parceiras do projeto. “Estamos contribuindo para o desenvolvimento da cadeia mantendo e gerando novos postos de ocupação e renda para a grande maioria dos pequenos produtores da região”, enfatizou.
A produção atual de mandioca na cidade varia entre 15 e 25 mil quilos por hectare. Com o período da seca, houve uma pequena queda, mas os produtores estão engajados em recuperar as plantações investindo nos derivados da mandioca. Conforme Ferdinando, atualmente, o município tem aproximadamente 230 hectares plantados. A atividade tem uma relevante importância para o município, pois a agricultura é um dos pontos fortes da economia local.
O evento é uma realização da Associação Comunitária dos Pequenos Produtores de Lagoa de São João de Princesa Isabel, com apoio da prefeitura, Sebrae, Emater-PB, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Banco do Nordeste, Senar/Faepa, Instituto Federal de Tecnologia da Paraíba (IFPB) e governo da Paraíba.
Programação
Sexta-feira (18)
8h – curso de Boas Práticas na manipulação de alimentos (Emater/Embrapa); 8h10 – curso de Biscuit (Sebrae); 18h – celebração religiosa; 19h – abertura oficial; 19h30 – abertura exposição e feira de derivados da mandioca; 20h – apresentações culturais locais; 21h – show musical.
Sábado (19)
7h50 – Exposição e Feira de produtos da mandioca; 8h10 – oficina “Atender bem no campo” (Sebrae); 9h – Exposição de animais (Associação dos Produtores de Leite de Princesa); 13h – palestra “Melhoramento genético” (Sebrae/IBS); 13h40 – palestra “Novas tecnologias para o melhoramento da água em cisternas rurais” (IFPB); 14h – oficina “Como controlar meu dinheiro no campo” (Sebrae); 15h40 – palestra “A cultura da mandioca” (Emater); 19h – Apresentações culturais; 20h – Desfile “Escolha da princesa e rainha e rei da Festa da Mandioca 2015”; 22h – Show musical.
Domingo (20)
7h50 – Exposição e Feira de produtos da mandioca; 8h – Cavalgada; 8h30 – Passeio ciclístico (do centro de Princesa Isabel para a comunidade Lagoa de S. João); 9h – Exposição de animais (Associação dos Produtores de Leite de Princesa); 16h – Entrega da premiação – participantes das competições da Festa; 16h30 – Apresentações culturais; 17h – Show musical; 22h – Encerramento.
Da Assessoria

Reações:

0 comentários: