segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Tavares realiza audiência para discutir retirada de água do açude Tavares II

Uma audiência pública para pedir a suspensão imediata da captação de água do Açude Tavares II, da cidade de Tavares, para abastecer outros municípios da região, estará sendo realizada nesta quarta-feira às 08h na Câmara de Vereadores. A necessidade de discutir o tema, partiu do vereador Antônio Cândido, e a população resolveu aderir a manifestação, concordando que está mais do que na hora de a cidade questionar a retirada dessas águas. É sabido que em outras localidades a crise hídrica se estabeleceu e uma das causas foi o descontrole da retirada de água dos mananciais, fato este que aconteceu em Princesa Isabel e deixou a população agora sendo abastecida exclusivamente por carros pipas.
O açude Tavares II, foi monitorado pela AESA na última sexta-feira (16). Com uma capacidade máxima para 9.000.000 m3, está atualmente com 6.608.298 m3, o que equivale a 73,4% do seu volume.
Com esses dados nota-se uma diminuição significativa em seu volume, tendo em vista a atualização de agosto que mostrava 90% de seu volume. Toda a sociedade tavarense está sendo convocada a participar da audiência que entre outros assuntos também vai discutir a proibição de carros clandestinos que estão retirando água do açude.
Alguns tavarenses travam o debate afirmando que a questão não está em "negar" o líquido precioso, mas em saber fiscalizar a saída das águas, para que o município não entre na lista das cidades em calamidade hídrica.
SB

Reações:

0 comentários: