segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Secretaria de Saúde de Princesa Isabel realiza dia D no Centro de Testagem Municipal

O Dia Mundial de Luta contra a AIDS estará sendo lembrado pela secretaria de Saúde de Princesa Isabel nesta terça-feira (01) e quarta-feira (02), com ações no Centro de Testagem e Aconselhamento para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, localizado no Hospital Municipal São Vicente de Paulo.
As atividades, têm como objetivo alertar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico rápido. Durante os dois dias pela manhã vai acontecer o teste rápido, que sai na hora o resultado.
“A detecção precoce é a melhor maneira de garantir um tratamento adequado e uma vida normal através do uso da medição, por isso é fundamental informar, orientar e facilitar o acesso da população ao diagnóstico rápido”, explicou a Diretora do HSVP (Hospital São Vicente de Paulo) Débora Medeiros.
Segundo Débora com esse evento do dia D uma demanda espontânea deve ser atendida na unidade. O Hospital já realiza em média 65 testes por mês. Porém quando acontece campanhas ou mobilizações nas unidades básicas de saúde, os encaminhamentos aumentam, e os números chegam a 200 testes rápidos realizados.
Durante a atual gestão, que tem o comando da Secretária de Saúde Vitória Augusta, a secretaria municipal de Saúde tem expandido o teste rápido para diagnóstico da AIDS para todos as unidades com Programa de Saúde da Família da cidade, que fazem encaminhamentos.
Com isso, o interessado em realizar o procedimento não precisa mais procurar o Centro de Testagem e Aconselhamento, passando a ter assim mais alternativas.
Para o teste rápido é fundamental para o diagnóstico precoce da AIDS, garantindo assim uma chance maior do paciente não sentir tanto os efeitos da doença ou mesmo vir a óbito.
ASCOM PMPI

Reações:

0 comentários: