quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Paraíba confirma mais uma morte por dengue

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou nesta segunda-feira (1º) novos números relativos aos casos de Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus na Paraíba. Confome o levantamento, em relação ao mês passado, quando foram divulgados os dados da 42ª semana epidemiológica, mais uma morte por dengue foi confirmada no estado. De 1° de janeiro a 23 de novembro de 2015 foram notificados 25.845 casos suspeitos de dengue, sendo 87 classificados como dengue com sinais de alarme e 12 casos de dengue grave.
Em relação ao mesmo período do ano passado, os números representam um aumento de 266,51% no número de casos, quando foram registrados 7.301 casos da doença. Segundo o boletim, o pico da incidência dos casos ocorreu no mês de maio (161,43 casos/100 mil habitantes), seguido de uma redução em julho (73,73 casos/100 mil habitantes).
Quanto ao número de mortes, até a 47ª semana epidemiológica foram notificadas 25 mortes, sendo quatro classificadas como morte decorrente da dengue, outras 17 mortes por outras causas e outras quatro ainda estão em investigação. No mesmo período de 2014, foram registrados nove mortes por dengue, que segundo os dados do governo, apontam para uma redução de 55,6%.
“Tendo em vista isso, a Secretaria de Estado da Saúde recomenda às Secretariais Municipais de Saúde o alerta de manter a rede atenta para o diagnóstico precoce da doença e o manejo correto para que os óbitos sejam evitados”, disse a gerente executiva de Vigilância em Saúde, Renata Nóbrega. Sobre as mortes em investigação, a SES aguarda o resultado do Laboratório do Instituto Carlos Chagas, no Pará, que seguem acompanhados pela área técnica e pelos municípios, conforme preconizado por protocolo do Ministério da Saúde.

Reações:

0 comentários: